O levantamento divulgado recentemente pela Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) de Mato Grosso aponta que, ano passado, houve 13.005 reclamações feitas por consumidores sobre produtos e serviços, alegando que tiveram seus direitos desrespeitados. Na “liderança” do ranking está o serviço de energia elétrica, com 1.494 queixas, principalmente, com as cobranças indevidas nas faturas, com valores superiores a média de consumo no imóvel.
Os serviços de telefonia móvel também não agradaram diversos mato-grossenses e aparecem em segundo na relação dos mais reclamados, com 1.232 registros, também com destaque para a cobrança de valores superiores as ofertadas por algumas operadoras.
Em terceiro estão casos envolvendo instituições financeiras. Foram abertos 864 procedimentos devido aos pedidos de providências sobre tarifas e valores cobrados indevidamente, práticas e cláusulas abusivas nos serviços bancários, além dos cartões de crédito que atingiram a marca de 840 procedimentos (quarta posição da relação).
No ranking está ainda venda de produtos, como celulares (791), que apresentaram problemas dentro do prazo de garantia e não foram reparados pelos fornecedores e, os serviços de água e esgoto, com 622 processos referente a cobranças indevidas por falha na prestação de serviço.
Há, ainda, reclamações relacionadas a provedores de acesso a internet; TVs por assinatura; instituição de ensino; planos de saúde, alimentação e habitação.
(Atualizada às 09:23h)