quarta-feira, 18/setembro/2024
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Consumidores estão mais seguros para comprar casa e carro

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Os consumidores se mostraram mais confiantes agora, quando se trata de comprar uma casa ou um carro, do que há seis meses. Já a confiança para comprar itens da casa, como fogão ou geladeira, ficou estável em fevereiro.

De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança), divulgado nesta quarta-feira (7) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade para adquirir um carro ou uma casa passou de 36% em janeiro para 39% em fevereiro deste ano. No sentido oposto, a parcela dos que se dizem um pouco e muito menos à vontade caiu de 37% para 35% no mesmo período.

O INC dos consumidores que se mostraram mais à vontade para comprar itens para casa ficou estável (52%) no período. Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses ficou em 24%, frente aos 25% registrados um mês antes.

Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe AB está mais à vontade, com 49%, contra 38% da C e 27% da DE.

A região Sul apresentou 54% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. O Nordeste ficou com 41% da população dividindo a mesma opinião, seguido pelo Sudeste e Norte/Centro-Oeste, onde o índice ficou em 34% e 33%, respectivamente.

Já ao considerar compras de itens para casa, a classe AB foi novamente a que se mostrou mais à vontade, com 62%, seguida pela C (51%) e DE (41%).

Considerando a mesma compra, a região mais otimista em adquirir esses itens foi a Sul, com 63% dos entrevistados declarando estar um pouco ou mais à vontade para consumir. Na segunda posição ficou a região Nordeste, com 58%, seguida pelas regiões Sudeste e Norte/Centro-Oeste, com 47% e 42%, nesta ordem.

 

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