A comissão preparatória para a Conferência Municipal das Cidades discutiu hoje encaminhamentos nos setores de saneamento básico, mobilidade urbana e trânsito das propostas da equipe técnica da prefeitura de Lucas do Rio Verde. O vice-prefeito Miguel Vaz e a arquiteta Bianca Failla apresentaram o mapa da composição do anel viário e os eixos estruturantes, o projeto das adequações do trânsito e implantação de mais ciclovias na cidade, além da proposta de construção de um terminal de ônibus e desenvolvimento de campanhas educativas de conscientização.
Quanto ao saneamento básico, a secretária de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto Copetti, e o engenheiro sanitarista, Nildo Borges, apresentaram o Plano Municipal de Saneamento que vem sendo trabalhado desde 2010. Além disso, trataram sobre coleta de lixo úmido e seco reciclável, e também a destinação final dos detritos.
Os participantes da comissão preparatória aproveitaram o momento para apresentar as principais preocupações quanto às mudanças e debateram sobre todos os projetos apresentados. O próximo encontro do grupo de trabalho está marcado para o dia 14.
A 5ª Conferência Municipal das Cidades será, em Lucas do Rio Verde, no próximo dia 17 tendo debates com a sociedade sobre habitação, planejamento urbano e ordenamento territorial, mobilidade urbana, trânsito e saneamento. A conferência deve contar com a participação de, no mínimo, 200 pessoas da sociedade em geral, representantes de entidades e organizações, empresários, lideranças municipais e demais assutos. O evento é aberto ao público.