Apesar da redução no volume de vendas para empresas ligadas à construção civil durante os últimos anos em Sinop, causada pela crise do agronegócio e da madeira, muitas lojas do segmento estão na expectativa de um aumento na comercialização neste final de ano.
Conforme o vendedor Aparecido Machado, mesmo com uma queda de mais de 20% na comercialização dos produtos durante os últimos anos, espera-se que a empresa aumente as vendas durante o período. “Apesar da fase não ser boa para o comércio devido aos últimos acontecimentos, nós apostamos no final do ano, já que muitos recebem o 13º entre outros benefícios trabalhistas”, destacou ao Só Notícias. Ainda segundo Machado, materiais básicos (tijolos, cimento, ferros entre outros) são os que têm mais saída dos estoques da empresa, e representam as maiores vendas.
“Todos temos uma certa expectativa quanto a este período, mas mesmo assim não sabemos se ele irá representar bons resultados”, declarou o gerente João Peniane. Na empresa onde trabalha, durante os últimos anos também houve uma queda expressiva na venda para a construção civil, chegando aos 50%. Mesmo com a redução, o gerente espera que o ano possa ser encerrado dentro das metas traçadas pela empresa.
O início das chuvas no município, que são mais freqüentes no final do ano, não deve influenciar na comercialização, pois muitos dos que constroem durante o período chuvoso fazem o processo de acabamento, ou seja, as finalizações dentro da obra, de acordo com os comerciantes ouvidos por Só Notícias.