A construção civil está passando por um bom momento. Em 2007, o setor apresentou alta de 8,5%, e para este ano, a previsão é de que o crescimento fique em torno de 8,5% a 10%, segundo dados da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).
Porém, é possível que o setor enfrente problemas com logística, devido exatamente ao crescimento e à alta demanda por produtos.
Problemas futuros
De acordo com o presidente da Anamaco, Cláudio Elias Conz, o primeiro trimestre deste ano teve crescimento muito forte, também de 8,5%, e, se essa tendência se confirmar, é possível que ocorram problemas com logística no segundo semestre de 2008.
Conz também lembra que, em setembro e outubro do ano passado, algumas lojas do setor enfrentaram problemas com transporte, devido ao crescimento na demanda. “Existem 138 mil lojas, se todas aumentam a demanda em 10%, fica difícil atender a todas”, afirma.
Para ele, houve uma melhoria no mercado, e a indústria não consegue acompanhar o ritmo de compra de produtos pelas empresas.
Para evitar problemas com logística, Conz aconselha que seja feito um planejamento e que os responsáveis por uma obra, por exemplo, não deixem para pedir um material na última hora, mas, pelo menos, com 60 dias de antecedência.