O Grupo Logum, consórcio formado por grandes empresas responsáveis pela construção de um alcoolduto que ligará Paulínia, em São Paulo, até Jataí, em Goiás, garantiu, hoje, ao governador Silval Barbosa (PMDB) o início imediato de estudos para se construir um ramal ligando o alcoolduto de Jataí até o município de Alto Taquari. Na reunião, que aconteceu em São Paulo (SP), o governador fez uma exposição dos investimentos que são feitos em Mato Grosso no setor de logística para atender a demanda de um Estado que é líder na produção de grãos, produz 54% da safra de algodão e possui o maior rebanho bovino do País.
"Não vim aqui para vender facilidades, mas sim para oferecer oportunidades de investimentos", disse o governador a diretores do consórcio, explicando os motivos que o levaram a se reunir para pedir a inclusão no projeto de um trecho do alcoolduto entre Jataí e Alto Taquari (aproximadamente 200 quilômetros). Os diretores do grupo anunciaram que o estudo será iniciado e também destacaram a importância da integração no projeto dos usineiros, já que contratos deverão ser formalizados para garantir a entrega do etanol para ser transportado.
As obras do alcoolduto (Sistema Integrado de Transporte de Etanol, orçado em R$ 5,7 bilhões) foram lançadas em novembro do ano passado em Ribeirão Preto (SP) e o trecho de 202 quilômetros entre Paulínia e Ribeirão deverá estar concluído em meados de 2012. Também já estão definidos os trechos entre Ribeirão Preto e Uberaba (MG) e Uberaba e Jataí. A capacidade de transporte é de 20 milhões de metros cúbicos/ano. Para o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso, Pedro Nadaf, a implantação de um ramal do alcoolduto em Mato Grosso abre excelentes perspectivas de expansão para o grupo e também para Mato Grosso, que poderá aumentar a exportação de etanol a um preço competitivo. "É mais uma oportunidade para expandir a logística", observou.
Segundo o governador, atualmente a Ferrovia Senador Vicente Vuolo que possui terminais em Alto Araguaia e Alto Taquari, e que está indo em direção a Rondonópolis, está transportando 10 milhões de toneladas. Além disso, outros 17 milhões de toneladas são transportados via rodovia. A implantação de um alcoolduto em Mato Grosso viria a completar a área de logística no Estado que recebe hoje importantes investimentos nas BRs 158 e 163, e tem ainda boas perspectivas para investimentos nos modais de hidrovia e ferrovia, com a extensão do ramal ferroviário de Alto Taquari até Rondonópolis e ainda a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará os estados de Goiás (Campinorte) a Rondônia (Vilhena) passando por Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.
O Grupo Logum é formado pela Coopersucar (20%), Camargo Corrêa (10%), Odebrecht (20%), Petrobras (20%), Raizen (20%) e ainda outros consórcios (10%). Participaram da reunião, os representantes do Grupo ETH Bionergia (que representa a Odebrecht) Marcelo Mancini Stella (diretor) e José Carlos Grubisich (diretor-presidente), o diretor-presidente da Odebrecht Transportes, Paulo Sesena, e também o secretário de Comunicação Social de Mato Grosso, Osmar de Carvalho.