Acontece hoje, às 15 horas, a eleição do novo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Sinop, que deve ser composto por membros de associações de produtores, Secretaria Municipal de Agricultura, Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e bancos.
A criação do conselho foi aprovada no início do mês pelo Legislativo. Entre suas atribuições estão a análise para liberação do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar ), atestado para produtores na aquisição de financiamentos, auxílio na definição dos investimentos dos recursos municipais.
O principal objetivo com a atuação do conselho é fomentar o desenvolvimento da atividade agrícola no município. Segundo a Empaer, cerca de 170 famílias da Gleba Mercedes 5, em Sinop, aguardam a avaliação e aprovação dos projetos para receberem o Pronaf, processos que devem ser feitos pelo conselho e também pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).