PUBLICIDADE

Confirmados 13 projetos na disputa por PCHs e hidrelétricas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Dos 585 projetos cadastrados para disputar o próximo leilão de energia para o ano de 2017 (A-5), 13 estão relacionados a Mato Grosso, entre a oferta de PCH”s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e hidrelétricas. A informação é da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As cidades das referidas unidades não foram confirmadas pela assessoria de imprensa do órgão, vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

Agora, a empresa analisará a documentação dos projetos inscritos e efetivará a habilitação técnica apenas dos que tiverem apresentado as exigências previstas na regulamentação dos leilões. Entre os documentos requeridos estão licenciamento ambiental, parecer de acesso ao sistema de transmissão e declaração de disponibilidade para recursos hídricos.

Além dos projetos para a A-5, houve o cadastramento de mais 663 para o leilão de energia A-3, para oferta em 2015. “Neste ano foi batido o recorde de usinas interessadas em participar dos leilões de energia, o que só ratifica a atratividade do modelo de expansão do setor elétrico brasileiro”, avaliou o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, por assessoria.

Ele considerou também que, apesar de boa parte dos inscritos acabarem não habilitados por falta de licença ambiental prévia ou algum outro requisito, o número de empreendimentos garantirá uma forte competição, propiciando a redução do preço final da energia para o consumidor. O leilão do grupo A-5 está marcado para 16 de agosto.

Recentemente, Tolmasquim apontou que a unidade a ser instalada no rio Teles Pires em Sinop poderá estar neste leilão, pois a usina está próxima de conseguir a licença ambiental. Conforme Só Notícias informou, o empreendimento, além de Sinop, que concentrará 60% do reservatório, abrangerá também os municípios de Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte. A capacidade instalada será de 400 megawatts de energia.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE