Foi confirmado ontem, pela Fundação Rio Verde e Aprosoja, mais um foco de ferrugem asiática em uma lavoura de Sinop. Só Notícias apurou que é a segunda propriedade atacada pelo fungo. Na primeira, em uma área de 100 hectares, já foi controlado. Como o proprietário já tinha feito uma aplicação de fungicida, os prejuízos não foram grandes.
Além de um foco em uma área de sentinela em Lucas, foi descoberto, nessa safra, um foco em Campos de Júlio. Com as chuvas, o clima esse mês está bastante favorável ao aparecimento da ferrugem. É importante que o produtor continue com a aplicação preventiva de fungicidas conforme orientação dos técnicos de cada propriedade.
Os principais sintomas da ferrugem da soja são observados nas folhas. Normalmente, a doença se inicia pelas folhas localizadas nas partes baixas da planta. Os primeiros sintomas são caracterizados por minúsculos pontos escuros (no máximo 1 mm de diâmetro), no tecido sadio da folha, com coloração esverdeada à cinza-esverdeada, observados mais facilmente contra um fundo claro.