Devem começar em breve as obras de recuperação da pista do aeroporto. A licitação será aberta ainda esta semana, pela Secretaria do Estado de Infra-estrutura (Sinfra), e, após os tramites legais, será dada ordem de serviço para iniciar os trabalhos. A confirmação foi feita pelo secretário municipal de Infra-estrutura, Gláucio Leitão, por meio da assessoria. Recentemente, o prefeito Nilson Leitão se reuniu com o governador Blairo Maggi e reforçou o pedido para a celeridade no processo.
A recuperação é uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que a companhia aérea BRA passe a operar com vôos diários, na rota Cuiabá-Alta Floresta, com o boeing 737. O gerente de Planejamento em São Paulo, Cleyton Bejido, confirmou, com exclusividade ao Só Notícias, que a empresa aguarda somente a regularização do aeroporto para começar a operar.
Outra exigência é a implantação do sistema de balizamento e sinalização na pista, para que possa operar com vôos noturnos. A licitação já foi feita e o projeto aprovado pelo Ministério do Turismo, que deve autorizar o início das obras em breve. Os recursos já foram liberados para a Caixa Econômica Federal (CEF) que fará o repasse à prefeitura.
O prefeito Nilson Leitão informou que só aguarda esse procedimento para dar a ordem de serviço à empresa vencedora da licitação e a previsão é que a obra seja executada entre 3 e 4 meses.
Desde o mês passado, a BRA começou a operar em Alta Floresta com o boeing 737. Outro benefício para a sociedade é a redução nos custos de passagem. Uma empresa que vem operando em Sinop, há cerca de 4 anos, acabou diminuindo de R$ 369 para R$ 118 o bilhete entre Sinop e Cuiabá, para acompanhar a tabela da nova companhia.
Com a nova estrutura, Sinop poderá ser incluída em outras rotas e receber novos vôos.
Leia mais
Exclusivo: BRA confirma vôo noturno em Sinop mas aguarda melhorias na pista