A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) anunciou oficialmente sua programação, ontem, durante evento em Cuiabá. Com o tema “Mato Grosso, gigante de oportunidades”, a edição deste ano acontecerá de 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, e promete movimentar o setor turístico com uma programação ampla, diversa e estratégica, voltada à promoção de negócios, cultura e desenvolvimento sustentável.
A programação será dividida em dois grandes eixos: a Expo Turismo, voltada para a exposição, gastronomia, agricultura familiar, artesanato e a comercialização de produtos turísticos; e a Aldeia do Conhecimento, que reunirá mais de 45 palestras e oficinas com foco no Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável e previsão de capacitar cerca de 3 mil pessoas nos quatro dias do evento.
Pela primeira vez, a FIT sediará o Fórum de Investimentos em Turismo, marcado para o dia 5 de junho, na sede da Fecomércio. O evento reunirá prefeituras com potencial turístico e empresários interessados em investir em infraestrutura, como hotéis e equipamentos turísticos, com apoio do Ministério do Turismo e da Confederação Nacional do Comércio.
Também está confirmada a realização do Encontro da Amazônia Legal de Turismo de Fronteira, com representantes dos 11 estados que integram a região. A reunião discutirá políticas conjuntas para o fortalecimento do turismo regional. Outro ponto de destaque será a articulação entre Acre, Rondônia e Peru para reativar a rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, conectando os biomas por um corredor econômico e cultural.
Entre os eventos paralelos, chama atenção o Encontro Nacional de Ufoturismo, que reunirá estudiosos do fenômeno dos OVNIs, incluindo uma testemunha do caso ET de Varginha.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, defendeu a FIT como um marco de uma política pública de turismo construída ao longo de quatro décadas. “O Pantanal é único no mundo, mas precisamos divulgar também nossa culinária, nossa cultura. Turismo é economia, e Mato Grosso agora passa a integrar as ações de promoção internacional ao lado do agronegócio”, disse.
Ele anunciou ainda que duas servidoras da secretaria Adjunta de Turismo estão a caminho da China para representar o estado na primeira feira internacional com participação direta de Mato Grosso, para divulgar o Estado na Ásia. Além de avanços na infraestrutura turística, o Parque Novo Mato Grosso, que deve se tornar um dos maiores centros de eventos da América do Sul.
No ano passado, a feira recebeu mais de 65 mil visitantes e contou com a participação de 105 artesãos, 60 estandes da agricultura familiar de 47 municípios e 24 espaços gastronômicos. A expectativa para este ano é superar os números.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.