PUBLICIDADE

Confiança do empresário cai em outubro após consecutivos meses de alta em Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, em Cuiabá, ficou em 135,7 pontos no mês de outubro, contra 138,2 pontos no mês anterior (1,8%), interrompendo uma sequência de quatro altas consecutivas. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso, diferentemente da média nacional, que registrou o segundo mês consecutivo de queda, a capital mato-grossense cresceu ainda em setembro, contrariando o restante do país.

O resultado atual da pesquisa também mostra que o índice está 13,1% maior no comparativo com outubro do ano passado, quando somava 120,1 pontos. Além disso, a pesquisa revela que os empresários do comércio estão otimistas (com pontuação acima de 100) deste setembro de 2020, quando se recuperaram dos piores momentos enfrentados devido à Covid-19.

De lá para cá, o diretor de Pesquisas do IPF, Maurício Munhoz, explica que “alguns indicadores que formam o Icec, como o que mede o ‘Nível de Investimento das Empresas’ continuam melhorando, indicando que, na prática, a economia está crescendo”. Na variação mensal, este componente aumentou 3,4% e já soma 117,7 pontos. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento observado é de 25,4%.

Já com relação à economia atual, os indicadores da pesquisa, segundo o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, refletem o risco de alta da inflação no país e, consequentemente, dos juros mais altos. “O componente ‘Condições Atuais da Economia’ sofreu uma grande queda em outubro, ou seja, o fantasma da inflação e dos juros altos criam a expectativa negativa e isso reflete no nível de confiança do empresário”.

A queda do componente foi de 12% na variação mensal, chegando a 98,5 pontos, ficando na zona de insatisfação por parte dos empresários, o que evidencia as queixas das condições macroeconômicas desfavoráveis para os empresários. Ainda assim, houve melhora no comparativo anual, saindo de 69 pontos para os atuais 98,5 pontos, alta de 42,7%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...
PUBLICIDADE