As concessionárias no Estado venderam mês passado 8.948 veículos registrando crescimento de 9,2% em relação a agosto, quando foram 8.194 unidades. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). e janeiro a setembro 61,4 mil veículos novos. Mesmo que setembro tenha sido o melhor resultado do ano, no acumulado a queda ainda é de 23% em relação ao ano passado.
O ritmo melhorou, mas ainda não é motivo para o setor comemorar, aponta a federação porque as vendas em setembro na comparação com agosto refletem a demanda reprimida nos outros meses por conta do período de pandemia do coronavírus. “A pandemia não passou e as fábricas atenderam apenas parte da demanda criada durante os meses iniciais do anúncio do vírus, quando as lojas e montadoras chegaram a paralisar as atividades. Os números de setembro surpreendem até as fábricas, mas a realidade é que no showroom da grande maioria das marcas está faltando veículos”, avalia o presidente da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo.
Em setembro o segmento de automóveis alcançou 19,8% de aumento. As vendas comerciais leves subiram 7,4%. Com relação a setembro do ano passado, o crescimento foi de 4,2%. Os números sinalizam a reabertura das concessionárias.
A venda de motos cresceu 7,1% e no acumulado do ano o percentual é negativo (23,53%), conclui a assessoria.