PUBLICIDADE

Concessionárias de MT venderam 6,3 mil veículos novos mês passado

PUBLICIDADE

Mato Grosso registrou aumento na comercialização de veículos em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. A elevação foi de 6,09% considerando nas vendas em todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, pesados, ônibus, motos e semi-reboque), conforme Só Notícias já informou. Foram emplacados 6.327 veículos no primeiro mês deste ano contra 5.964 ano passado. Os carros de passeio, principais responsáveis pela movimentação no setor, tiveram aumento de 12,56%.

Foram emplacados, mês passado, 2.035 automóveis, enquanto que em 2009 foram 1.808. Na categoria de comerciais leves, a elevação foi de 31,72%, com 706 veículos em janeiro, contra 536 no mesmo mês do ano anterior.
 
Os segmentos de pesado e de ônibus também tiveram saldo positivo, registrando mais do que o dobro de vendas neste ano. O aumento é de 131,25% para pesados e  de 146,15% para ônibus. Em movimento contrário, as motocicletas e semi-reboques sofreram queda 4,78% e 34,23% respectivamente. Os números foram divulgados hoje de manhã pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv).
 
Segundo o sindicato, mesmo tendo alcançado aumento no comparativo com o início de 2009, as vendas quando relacionadas à dezembro (2009), apresentam saldo negativo. A baixa geral foi de 38,79%. “Historicamente, janeiro é um mês fraco, portanto, isso já era esperado”, apontou o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo. Mesmo com a queda, o presidente se mantém otimista. “Não acredito que a volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) irá impactar tanto no mercado”, disse. Para ele, “o cenário como um todo está melhor do que esse percentual demonstra. O setor experimenta um período de estabilidade nos últimos meses e isso mostra a recuperação da economia”, afirmou. No início do ano passado, a demanda por carros diminuiu devido à crise mundial, uma das saídas encontradas pelo Governo para restabelecer o setor foi a redução da taxa do IPI.
 
CUIABÁ – A Capital do Estado também registrou números positivos em janeiro. Em relação a 2009 foram 27,19% a mais de veículos comercializados em todos os segmentos. Somente em automóveis foram 1.131 unidades vendidas contra 944 do ano anterior. O destaque fica por conta dos pesados que registraram aumento de 760%. Enquanto em janeiro de 2009 foram emplacados apenas 25 caminhões, neste ano já foram 215. “Isso se deve ao ano político, o governo já entregou as máquinas adquiridas para obras e melhorias na infraestrutura”, explicou Boscolo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradores de Cáceres e Acorizal ganham R$ 100 mil no Nota MT

Moradores de Acorizal e de Cáceres ganharam, hoje, de...

Sinop tem mais de 250 alvarás para novas obras liberados; total no ano em queda

O relatório da secretaria de Planejamento Urbano e Habitação...
PUBLICIDADE