quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Concedidas licenças para instalar centrais hidrelétricas polêmicas em MT

PUBLICIDADE

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) referendou as licenças prévias expedidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para a implantação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Saracura e Jacutinga, localizadas no rio Claro, na divisa dos municípios de Diamantino e São José do Rio Claro. O documento liberando a operação das duas PCHs está publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou ontem.

A discussão sobre concessão da licença prévia a estes dois empreendimentos foi tema levantado, no final do ano passado, pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Hidrelétricas, deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM). Tomando o caso como exemplo, ele acusou o atual secretário da Sema, Vicente Falcão, de ceder a pressão política para beneficiar um grupo empresarial mato-grossense.

Na última reunião do Consema, em dezembro do ano passado, sem muitas explicações, Falcão teria pedido a retirada da pauta da reunião a votação da licença. Estas PCHs estão no “centro” de uma disputa jurídica entre a Empreendimentos Energéticos do Centro-Oeste (EECO), de propriedade de André Schuring, e a Associação de Produtores Major Caetano Dias, que tem como presidente o agricultor Eraí Maggi.

Na oportunidade, Dal Bosco afirmou que a nova apreciação seria feita com base em um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que declarou a nulidade absoluta do ato de indeferimento do licenciamento ambiental, protocolado no dia 12 de abril de 2010 pelo ex-secretário adjunto da Sema, Salatiel Alves de Araújo. Na oportunidade, a equipe técnica multidisciplinar da Sema deferiu em favor da concessão da licença prévia, mas o parecer teria sido ignorado pelo adjunto.

Fugindo da polêmica, a PCH Saracura terá potência instalada de 23,7 MW, enquanto a PCH Jacutinga terá potência instalada de 19,7 MW.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE