PUBLICIDADE

Complexo agroindustrial em Vera deve começar a ser construído em um ano

PUBLICIDADE

Cerca de 150 pessoas participaram da audiência pública, ontem à noite, organizada pela prefeitura e câmara, para debater sobre a instalação do Complexo Agroindustrial Cevital em Vera ( 80 km de Sinop). O diretor de desenvolvimento da Cevital no Brasil, Paulo Hegg, apresentou o projeto do empreendimento que deverá ser instalado nas proximidades das rodovias BR-163 com a MT-225. Adam Iskounen, diretor internacional da Cevital, respondeu a questionamentos da instalação e investimentos.

O grupo solicitou uma área de 230 hectares, que deverá ser doada pela prefeitura, após aprovação dos vereadores. O município possui atualmente 80 hectares, os outros 150 serão adquiridos do empresário Adelino Zanchet Filho, onde atualmente está localizada a Fazenda Sodema, informa a assessoria.

O complexo agroindustrial será formado por uma unidade de etanol de milho, uma esmagadora de soja e milho, fábrica de margarina, fábrica de ração animal e produção de bioenergia à base do milho. O investimento previsto para instalação do complexo é de 500 a 700 milhões de dólares, gerando cerca de três mil empregos, sendo mil diretos e dois mil indiretos.

As obras deverão iniciar logo após as liberações de licenças e demais procedimentos legais. “Esperamos conseguir todas as liberações exigidas dentro do prazo de um ano após o recebimento da área, para então, darmos início às obras”, afirmou o diretor Adam Iskounen. Ainda conforme planejamento do grupo, o início de operação do complexo está previsto para 2021.

Conforme o prefeito de Vera, Nilso Vígolo, a próxima etapa será encaminhar o Projeto de Lei à câmara municipal. “A próxima etapa deste processo será formular o Projeto de Lei de aquisição e doação da área, que deverá ser votado pelos vereadores”, afirmou. Vígolo lembrou que esta etapa foi mais um avanço para a instalação deste grande complexo em Vera, que será um marco muito grande não só para a região, mas para todo o estado de Mato Grosso, oportunizando mais geração de empregos para a população e maior desenvolvimento para o município de Vera.

Cevital é uma empresa criada em 1971, na Argélia, e se tornou uma das principais empresas do ramo agropecuário do mundo, sendo que hoje 60% do faturamento do grupo, em um total de US$ 5 bilhões de dólares por ano, vem da agroindústria, informa a assessoria. Além da refinaria de açúcar na Argélia, com estrutura de um porto próprio e a produção de 2,7 milhões de toneladas por ano, a empresa atua em outros setores como óleo refinado e margarina. Após inserir no mercado europeu, com a implementação, dentre outros empreendimentos, de uma siderúrgica na Itália com um porto, que terá uma plataforma de recebimento de produtos brasileiros para distribuição na Europa, o próximo passo da empresa é investir no Brasil, em especial em Vera e avançar as negociações com países africanos, como Sudão, Costa do Marfim, Angola e Moçambique.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde ganha mais de 2,1 mil novas empresas em 9 meses

Lucas do Rio Verde teve bom crescimento econômico com...

DNIT anuncia conclusão de revitalização de 125 quilômetros de rodovia em Mato Grosso

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou...

Presidente do sindicato das indústrias de minério em Mato Grosso é reeleito

O empresário Antonio Pizza foi reeleito presidente do sindicato...

Empresas em Diamantino admitem 185 funcionários e em Juara 106

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 185 vagas de...
PUBLICIDADE