PUBLICIDADE

Comitiva do Japão visita Sinop para conhecer potencialidades e o agronegócio

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

As potencialidades de Sinop mais uma vez chamam a atenção dos olhos internacionais. A comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) chegou, esta manhã, para conhecer a região de Sinop, suas potencialidades e o agronegócio a fim de realizar um estudo de logística e mercado para propor um programa de cooperação técnica.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, o grupo está preocupado com a segurança alimentar global disponibiliza, através desta cooperação técnica, tecnologia de precisão e recursos financeiros. “É uma parceria com o Governo Federal para o desenvolvimento tecnológico, através da agricultura de precisão e soluções em logística. É muito importante este intercâmbio, pois este grupo é especialista em agricultura inteligente e disponibilizam uma cartela de financiamentos, para quem quer investir nesta área. Eles vieram buscar informações e conhecer as potencialidades da nossa região e este contato é muito importante para o nosso agronegócio”, ressaltou.

O secretário apresentou as potencialidades do município como cidade polo em prestação de serviço, saúde, educação e do agronegócio para a macrorregião que engloba 32 municípios circunvizinhos. Os investimentos, que em breve acontecerão como o Ferrogrão, que vai conectar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba, chamaram bastante a atenção da comitiva. Entretanto, os pequenos produtores e a agricultura familiar também estiveram em pauta na reunião, com propostas para desenvolvimento.

De acordo com Nobuyuki Kimura, da JICA em Brasília, o trabalho proposto pela JICA, além de oferecer uma agricultura inteligente, é acompanhar toda a cadeia produtiva, desde a produção até a distribuição. “O nosso objetivo é contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Cada projeto é voltado para as necessidades específicas de cada região, mas voltados com a preocupação na segurança e na questão ambiental”, informou.

Participaram da reunião o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da JICA em Tóquio, Kota Sakaguchi; o Conselheiro em Agricultura da JICA Matriz, Yutaka Hongo; o consultor de Agricultura da empresa CKC consultoria, Isso Dojun; e, ainda, o representante Sênior da JICA no Brasil, Shinji Sato.

Em 2019, representantes da JICA também visitaram Sinop e participaram de reuniões com representantes da prefeitura de Sinop. As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE