A Federação de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (Famato) e as associações dos produtores de Soja (Aprosoja), Algodão (Ampa) e Sementes (Aprosmat) constituíram ontem, a Comissão Integrada de Crédito e Endividamento. A equipe, coordenada pelo produtor rural Gilberto Goellner, já realiza a primeira ação nesta quinta-feira, em Brasília, durante reunião da Comissão Nacional de Endividamento da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Os produtores querem que o Governo Federal agilize a renegociação das dívidas agrícolas, como por exemplo, a publicação da Medida Provisória que regulamenta o Fundo de Recebíveis do Agronegócio (FRA), linha que permite a renegociação do endividamento privado. Os produtores também expuseram a preocupação em relação às dívidas de investimento – linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico – e Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Os membros da Comissão acreditam que a solução dos problemas depende, em grande parte, de decisões políticas.
Na próxima segunda-feira, a comissão participa da reunião da Comissão de Agricultura da Câmara Federal dos Deputados, em Cuiabá. Os produtores querem expor aos parlamentares a realidade vivida em Mato Grosso e cobrar maior empenho da bancada ruralista. O encontro será às 14h, no palácio Dante de Oliveira (Assembléia Legislativa).
Nomes importantes da bancada ruralista participarão do encontro em Mato Grosso, entre eles os deputados Homero Pereira (PR/MT), Luiz Carlos Heinze (PP/RS), Ronaldo Caiado (DEM/GO), Leonardo Vilela (PSDB/GO), Julio Redecker (PSDB/RS) e Duarte Nogueira (PSDB/SP). A vinda dos parlamentares foi articulada pelo deputado federal Neri Geller (PSDB/MT).
Comissão – Participam da Comissão Integrada de Crédito e Endividamento os produtores Gilberto Goellner, Ricardo Tomczyk, Edeon Ferreira, Elton Hammer, Carlos Ernesto Ausgutin, Valdir Corrêa, os técnicos Marcelo Duarte Monteiro e Anamaria Gaudêncio Martins e o consultor Sidnei Sinhorini.