Rondonópolis deve ser contemplada com uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, aprovou, hoje pela manhã, o requerimento que é de autoria do senador Jayme Campos (DEM).
Em debate na comissão, o senador Blairo Maggi (PR) afirmou que Rondonópolis é o município mato-grossense de maior destaque no agronegócio. Além de estimular o desenvolvimento regional, a ZPE tem como meta contribuir com a comercialização dos grãos produzidos no município, facilitando o intercâmbio com o mercado externo e, consequentemente, colaborando para a atualização tecnológica daquele parque industrial.
Rondonópolis tem hoje algo em torno de 180 mil habitantes e a partir de agora passará a contar com mecanismos que garantirão crescimento do polo comercial e estímulo econômico aos trabalhadores do município. Outro fator relevante é a posição estratégica da cidade em relação às rodovias federais BR-163 e BR-364, e ainda, a sua proximidade com a rota de expansão da Ferronorte – que deverá ligar a região sul aos pontos comerciais considerados estratégicos no país.
“Daremos condições privilegiadas ao escoamento dos grãos ali produzidos, propiciando aumento da competitividade, crescimento econômico e melhores oportunidades não só para a população de Rondonópolis, mas também para todos àqueles que residem nas divisas do país”, disse o autor da matéria, senador Jayme Campos.