A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural se reúne hoje, às 15 horas, com uma comitiva de deputados suecos para discutir, entre outros assuntos, a produção de carne no Brasil.
No dia 31, a União Européia (UE) suspendeu a compra de carne do Brasil, alegando insuficiência das garantias sanitárias e de qualidade dadas pelo país. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que as exigências da UE para a importação de carne brasileira “vão além das necessidades”. Para o ministro, “não há dúvidas de que, por trás de tudo isso, há uma discussão comercial”.
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) também acredita que o embargo europeu não tem como motivo as condições sanitárias da carne brasileira, mas sim o comércio. “Não existe nenhum problema sanitário para que a carne brasileira seja comercializada para os demais países do mundo. O que existe é uma disputa econômica de mercado, onde a carne brasileira está entrando na Europa por 1/4 do preço que eles lá produzem”, assegura.
Nesta semana, uma delegação de inspetores veterinários europeus estará no Brasil para vistoriar fazendas brasileiras.