Mato Grosso registrou alta de 3,4% no volume de vendas em fevereiro deste ano na comparação com igual mês de 2008. Apesar da retração em relação a janeiro – quando o crescimento chegou a 10,6% sobre o primeiro mês do ano passado – o comércio varejista estadual vem conseguindo registrar números positivos, perto do verificado no país, de 3,8% no período.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números mostram ainda que no primeiro bimestre, o desempenho de Mato Grosso nas vendas foi 7% melhor do que o mesmo intervalo de 2008. Já no Brasil o percentual foi menor, totalizando 4,9%. Para o primeiro vice-presidente da Federação do Comércio, Bens e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, o reflexo positivo nas vendas, mesmo em um cenário de recessão econômica é motivado pelas oportunidades.
Ele explica que, diante de um momento em que as pessoas pensam em comprar menos, com medo do endividamento futuro, elas passam a substituir produtos e marcas, fazendo com que as compras sejam em valores menores, mas que o resultado é a elevação nas vendas, principalmente em estabelecimentos de pequeno porte. “Os grandes beneficiados são as micro e pequenas empresas, que acabam captando estes consumidores que ao invés de comprarem um produto de R$ 1 mil, compram vários de R$ 100”.
Peron considera que com esta atitude há também um reflexo positivo na receita nominal das vendas como ocorreu em fevereiro. Conforme o balanço divulgado pelo IBGE, a receita do comércio naquele mês foi de 8,8% e no acumulado do ano chega a 12,8%. “As pessoas estão deixando de comprar produtos de alto valor agregado, mas com isso acabam movimentando outros estabelecimentos e todo o comércio acaba sentindo um efeito positivo”.
O IBGE divulgou também os dados do comércio varejista ampliado, que inclui também as atividades de veículos e de material de construção, além daquelas que compõem o varejo. Neste setor, o resultado estadual também foi positivo. Acumula no primeiro bimestre alta nas vendas de 6,5% sobre o mesmo período de 2009 e de 10% no faturamento (em igual intervalo).
Com tantos números positivos, o primeiro vice-presidente da Fecomércio, Roberto Peron, adianta que as perspectivas para o comércio varejista no primeiro semestre são boas e devem melhorar ainda mais até o final deste mês, quando as temperaturas deverão começar a baixar. “Quando a temperatura cai, as vendas aumentam”, diz ao se referir ao inverno. Ele acrescenta que este mês os lojistas de confecção começam a troca de coleções.