A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso – Fecomércio/MT está com boas expectativas para o ‘dia das mães’, a segunda melhor data do calendário promocional. Segundo o presidente Pedro Nadaf, a previsão é de um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ele aponta que o primeiro quadrimestre de 2007 registrou um aquecimento nas vendas do comércio varejista, na ordem de 5,5%, em relação a 2006. Isso é muito positivo para se atingir a meta, atrelando-se ainda a queda no índice de inadimplência cujos números estão estáveis.
Os ramos do comércio que terão melhor desempenho, na opinião do presidente, serão os de telefonia celular, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, perfumaria, calçados e confecções. Nadaf acredita ainda na elevação dos índices do setor de alimentação, que contará com maior consumo tanto na aquisição de produtos, quanto nos restaurantes.
Ele lembra que em 2006, as expectativas do setor foram frustradas, pois se previa 8% de elevação, em relação ao ano de 2005, e atingiu 5%. Portanto, 3% inferior devido ao alto índice de endividamento dos consumidores, sendo que a inadimplência em abril do ano passado cresceu 34,94% em relação ao exercício anterior. Além disso, o mercado econômico sofreu com a alta dos juros e o mau desempenho do setor agropecuário.