Seguindo o calendário de datas comemorativas ao longo do ano, definido pela prefeitura em janeiro, dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, será ponto facultativo em Sinop e o comércio poderá funcionar. Apesar disso, é necessário que o empresário siga as determinações impostas na Convenção Coletiva de Trabalho de cada categoria, sobre as negociações trabalhistas, como recebimento de remuneração ou folga compensatória, dentre outras.
Além disso, lei sancionada pelo governador Mauro Mendes no mês passado, busca amenizar os dias parados, devido aos decretos, suspendendo as atividades econômicas com toque de recolher e transformou feriados em ponto facultativo.
Por meio da assessoria, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop orientou que além das questões trabalhistas, “que continuem seguindo vigilantes as normas de biossegurança, utilizando a máscara, o álcool 70% e mantendo o distanciamento”.
Ainda restam oito feriados até o final do ano, sendo 13 de junho (dia de Santo Antônio, Padroeiro da cidade), 7 de setembro (Independência), 14 de setembro (aniversário de Sinop), 12 de outubro (dia de Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 13 de novembro (dia da República), 20 de novembro (dia da Consciência Negra), e 25 de dezembro (Natal).