PUBLICIDADE

Comércio e indústrias de Lucas R. Verde regularizam sistemas de proteção

PUBLICIDADE

A 13ª Companhia de Bombeiros consegue fixar critérios mínimos e avançar na segurança necessária à prevenção contra incêndio e pânico, nas instalações do comércio e indústrias de Lucas do Rio Verde, com a realização de análise de projetos, vistorias, fiscalizações e parceria com a prefeitura do município, a fim de unificar os procedimentos relacionados à solicitação de documentos de regularização para funcionamento dos estabelecimentos e deixá-los com um nível aceitável de risco.

O primeiro trimestre deste ano fechou com números expressivos para o município, foram analisados cerca de 350 processos referentes a solicitações de construção, ampliação e adequação dos estabelecimentos, cerca de 380 vistorias técnicas foram realizadas em área comercial, industrial e de prestação de serviços, foram emitidos cerca de 240 Alvarás de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (APCIP), que são o resultado dos processos analisados e vistoriados e de conformidade com a legislação. De acordo com a Associação Comercial e Industrial do município (ACILRV), existem 2.165 empresas instaladas e a cada ano esse número aumenta em 30%.

Um maior número de edificações vem se regularizando junto ao Corpo de Bombeiros, em virtude do apoio do município para a aplicação de normas reguladoras, por meio do Decreto 85784, que especifica a instalação para proteção contra incêndio, ou pela Lei 8.399 5, de Segurança Contra Incêndio e Pânico de Mato Grosso, que estabelece medidas mínimas de segurança necessárias à prevenção e proteção contra incêndio e pânico; proteção à vida dos ocupantes das edificações, instalações e locais de risco, em caso de incêndio, explosões e pânicos; impedir e dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio; proporcionar meios de controle e extinção do incêndio e dar condições de acesso para as operações dos Bombeiros.

A Companhia de Bombeiros também desenvolve atividades em revendas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), postos de combustíveis e edificações comerciais com área construída abaixo de 750 metros quadrados. O tenente Heitor Fernandes, comandante da instituição na cidade, revela que existe uma grande quantidade de processos que dão entrada na Seção, em virtude da Companhia realizar esses serviços há praticamente um ano. "Nossa unidade foi inaugurada no fim do primeiro semestre de 2008, depois fizemos a implantação dos serviços, com capacitação de bombeiros e aquisição de materiais necessários para o trabalho. No ano passado, fizemos a parceria com a prefeitura municipal e recebemos o apoio indispensável do nosso comandante geral, que fortaleceu os serviços contra incêndio e pânico, para em seguida sairmos a campo e executarmos os procedimentos".

"A regularização das edificações e instalações de risco é importante, não só pelo cumprimento da lei, mas também para manter de fato a segurança da cidade que possui apenas uma viatura de combate a incêndio para atender toda a região. Trabalhando de forma consciente e eficaz na prevenção das edificações, confio em reduzir o número de ocorrências de incêndio e, consequentemente, o número de bens perdidos e vítimas contabilizadas", disse Heitor Fernandes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE