Cerca de 40 empresários de Sinop estão participando desde ontem de um workshop para a construção do projeto de desenvolvimento do comércio varejista no município, por meio do projeto ‘varejo que dá certo’. Hoje, os comerciantes vão elaborar um plano de ações para ser desenvolvido em Sinop nos próximos três anos.
O objetivo é implantar mudanças que fortaleçam a atividade e a competitividade no município, solucionando problemas como baixo nível de profissionalismo no setor, informalidade, pouca modernização e equipes de vendas despreparadas.
Inicialmente, o projeto será desenvolvido na área comercial, estipulada entre as ruas das Pitangueiras e Nogueiras, e entre as avenidas das Acácias e Jacarandás. Outras etapas podem ser realizadas com maior abrangência.
Dados da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração apontam que Sinop possui 2.603 comércios varejistas, representando 30% do total de empresas instaladas no município. Só em 2005 182 novas empresas do setor foram criadas.
O projeto será desenvolvido pela parceria entre Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Sebrae e Prefeitura Municipal