A abertura das laterais da BR-163/364, entre o Posto Gil (Diamantino) e o município de Rosário Oeste, já iniciaram. Trata-se do início das obras de duplicação e restauração anunciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com investimento na ordem de R$ 216,9 milhões. No total, serão 45 quilômetros de melhorias em uma região de serra, com trânsito perigoso e de muitos acidentes.
De acordo com a Superintendência Regional, o empreendimento compreende a construção de uma nova pista com duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura e acostamento de três metros. As duas faixas serão construídas do lado esquerdo da pista existente para atender ao tráfego no sentido Posto Gil – Cuiabá (norte-sul). A pista antiga será totalmente restaurada e alargada, adequando-se aos padrões da nova via.
A obra contempla também a construção de três pontes e três viadutos. As pontes serão sobre os rios Nobres, Serragem I e Serragem II. Já os viadutos serão construídos no município de Rosário Oeste; outro no acesso ao município de Nobres (encontro com a MT-241) e o terceiro na localidade do Posto Gil (entroncamento com a BR-364, em direção a Diamantino).