Começaram em Sinop os trabalhos emergenciais de recuperação das estradas rurais. Cerca de 50 a 60km estão sendo feitos semanalmente. Boa parte destes trechos é utilizada para o escoamento agrícola do município e os trabalhos consistem na prevenção, para evitar que os atoleiros, comuns ao período chuvoso, se formem e prejudiquem transporte dos grãos.
Na semana passada, máquinas da secretaria de Infra-Estutura estiveram na Gleba Mercedes, onde restauraram cerca de 56 km da região. “Estamos também nas estradas Nanci, Jacinta, Juditi, recuperando pontes e na Quarta Parte. Nessa época nós fazemos a parte das emergências. Nesta semana ainda temos vários pontos críticos que estão sendo recuperados”, afirmou, ao Só Notícias, o secretário Gláucio Leitão.
Inicialmente, os trabalhos devem ser feitos apenas nas regiões que possuem estradas municipais ligando a alguma comunidade rural. No período da seca, conforme Leitão, outros pontos também devem receber melhorias. “Vamos atender estes pontos em função de que não podemos atender tudo, mas na seca o trabalho de recuperação de estradas continua”, acrescentou.
Somente no ano passado, foram recuperados entre 800 e 900 km de estradas, dos cerca de 1,2 mil quilômetros que o município tem. Sinop responde por uma parte considerável no escoamento de toda produção agrícola do Nortão. Entre as culturais que mais são transportadas está a soja e o milho.