Começou a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano. Quem pagar o imposto à vista, até o dia 10 de junho, terá desconto de 35%. No parcelamento, em seis vezes, desconto é de 15%. A expectativa da administração é uma arrecadação superior a R$ 2 milhões.
Para alguns contribuintes, o valor pode aumentar. A administração implantou um sistema de georreferenciamento que capta a imagem das construções, via satélite, permitindo comparar a realidade do imóvel (se está edificado e quais dimensões dessa construção) com os dados constantes no cadastro prefeitura.
Entretanto, em algumas situações, o valor do IPTU poderá diminuir. No ano passado, foi aprovada lei complementar que autoriza a redução da alíquota incidente sobre o valor venal, para dono de um único imóvel não construído/terreno. O contribuinte enquadrado nesse perfil, terá incidência de 1,5% e não mais de 3% como acontecia.
A lei proporciona concessão de um período de cinco anos para a edição de terrenos, sendo um ano para apresentação do projeto à Prefeitura, dois anos para iniciar a obra e mais dois anos para concluí-la. Quem não cumprir esse prazo, terá uma incidência progressiva da alíquota, explicou.
Conforme Só Notícias já informou, no ano passado, a prefeitura arrecadou cerca de 2 milhões com o imposto, equivalente a 75% dos valor lançado. Os recursos foram aplicados na aquisição de seis ônibus escolares novos e nas obras de drenagem dos bairros Alto da Colina, Colina II e Jardim Imperial. Para este ano, ainda não foi determinado qual o direcionamento das aplicações.
A campanha de incentivo ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano -IPTU-, terá premiação de até R$ 140 mil. Serão 80 prêmios – veículo, motocicletas, televisores, geladeiras, microssystem, computadores e microondas.