A Superintendência do Ministério da Agricultura em Mato Grosso já começou a auditagem das propriedades rurais certificadas pelo Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), uma exigência da União Européia. Este trabalho teria que estar concluído até o dia 31 deste mês, para que a lista fosse encaminhada à Comunidade Européia. No entanto, ontem, em audiência com o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, os pecuaristas conseguiram dilatar este prazo.
Mato Grosso possui 1.791propriedades rurais certificadas pelo Sisbov, aptas a fazerem parte de uma lista que será encaminhada pelo MAPA à comunidade européia. O trabalho de auditoria começou a ser feito hoje por 15 técnicos de MAPA. “Pedimos ao ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, para que o prazo fosse dilatado e ele disse que a lista tinha que ser entregue no final do mês, mas que outras listas seriam encaminhadas. Ele nos garantiu que se a comunidade européia não aceitar a proposta de receber novas listas ele não entrega nenhuma lista”, disse o deputado federal, Homero Pereira.
Ele acrescentou que “não podemos cometer injustiça com o produtor que investiu no sistema de rastrealibidade e depois, a Europa precisa de nossa carne. Afinal, o rebanho de Mato Grosso é maior do que de toda Europa”, completou.