Com investimentos confirmados para o município de Sinop na ordem de R$ 500 milhões, destinados à construção de uma unidade de produção de etanol à base de milho, a Inpasa deu mais um importante passo rumo à efetivação do projeto em solo sinopense. Nesta quarta-feira, a empresa iniciou o transporte de uma evaporadora de 136 toneladas de aço. A peça saiu de Piracicaba (SP).
Apoiada por incentivos da prefeitura de Sinop, a empresa escolheu a maior cidade da região Norte devido à localização estratégica regional e confirmou sua base de operação na cidade após interlocução realizada pela equipe de governo da prefeita Rosana Martinelli. “Essa empresa consolida a industrialização do município a proporções maiores porque nós temos várias empresas de pequeno e médio porte, mas essa significa uma proporção muito maior de industrialização”, afirmou Rosana.
“Estamos satisfeitos em ver esse desenvolvimento e o que essa empresa estará representando para o município de Sinop. Além da geração de emprego e renda, ainda há toda uma cadeia produtiva que será beneficiada. São agricultores que terão onde vender o seu produto, isso, consequentemente, vai incentivar ainda mais o plantio do milho. As pessoas que quiserem investir no plantio de eucalipto, que é a biomassa, também terão a venda garantida para a empresa”, salientou a prefeita.
Os investimentos chegarão a R$ 500 milhões e a previsão é de que a obra possa gerar, até 3 mil empregos, diretos e indiretos. De acordo com a empresa, a usina, que é a primeira do grupo e do porte a ser instalada no Brasil e em Sinop, por consequência, irá operar com 1,2 a 1,4 milhão litros de álcool por dia, moendo 3 mil toneladas de milho diariamente e 800 mil toneladas a 1 milhão de toneladas ao ano.
A produção para alimentar a indústria virá de Sinop e também dos municípios vizinhos. A multinacional é brasileira e possui capital aberto de vários países, inclusive dos Estados Unidos e conta com investimentos no Paraguai.