Está prevista para o último trimestre do ano a conclusão das obras de ampliação do frigorífico Nutribrás, localizado no anel viário de Sorriso. No total, a empresa investirá cerca de R$ 12 milhões para aumentar a capacidade de abate, de 1,8 mil para 2,3 mil suínos por dia. Segundo o gerente José Stefanelo, a ampliação ainda deve gerar mais de 100 novos postos de trabalho. Ele explica, no entanto, que o aumento de produção e geração de empregos estarão atrelados ao momento econômico do mercado de carnes.
“Depende muito, se vai abrir exportação e desafogar o mercado brasileiro, que está com preços muito baratos. Preciso de produção. Preciso que o suinocultor tenha ânimo para produzir. No atual mercado, com estes preços, ninguém se anima”, afirmou, ao Só Notícias.
A empresa, segundo Stefanelo, ainda tem intenção de ampliar o abate de suínos e também entrar no mercado de frangos, no futuro. “A gente tem este planejamento de entrar no mercado de frangos, quando abater 3 mil suínos por dia. Quando atingirmos esta meta, devemos fazer este planejamento”.
O frigorífico de suínos foi inaugurado, em Sorriso, no ano de 2011, com abate inicial de 1 mil suínos diariamente. Atualmente, a empresa vende mais de 80% da produção no mercado interno. O restante é encaminhado para exportação. No total, a planta sorrisense produz cerca de 3 mil toneladas de carne suína por mês.