Produtores de Nova Mutum estão intensificando a colheita do milho desde maio. De acordo com a EMPAER – Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – cerca de 5 mil hectares de milho safrinha já foram colhidos. Este ano foram cultivado cerca de 80 mil hectares. O veranico registrado em maio pode prejudicar a produtividade estimada anteriormente, isso porque os grãos estavam em fase de desenvolvimento. A primeira safra, que teve cerca de 5 mil hectares plantados, também está apresentando ótima produtividade. Até final de maio, tinham sido colhidos 4 mil hectares.
A colheita dos 26.835 hectares plantados de algodão, ainda não começou. A produção estimada da cultura nesta safra é de 72.449 toneladas. Desse total, 58.359 toneladas já foram comercializadas. O preço pago ao produtor pelo quilo da pluma na data do fechamento do relatório estava na casa dos R$2,35.
O sorgo, com 5 mil hectares plantados no município também não começou a ser colhido. A produção, estimada em 10 mil toneladas, deverá ter como destino as fábricas de ração do município, que vão abastecer os aviários e também unidades produção de leitões, que posteriormente terão como destino as indústrias de transformação.