PUBLICIDADE

Coleta seletiva de lixo começa em novembro em Nova Mutum

PUBLICIDADE

A prefeitura de Nova Mutum, através das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Obras, Viação e Serviços Urbanos, se prepara para começar no início de novembro a reciclagem do lixo doméstico de aproximadamente 800 casas do bairro Jardim. Trata-se do projeto Reciclo, que deve ser estendido gradativamente para os demais bairros da cidade.
 
Para colocar o projeto em prática, foi realizada pesquisa junto aos moradores pra saber a aceitação e a disponibilidade de envolvimento, assim como palestras de conscientização para os alunos da escola do bairro. Em paralelo a isso vem se trabalhando na estruturação de uma associação que irá administrar a unidade de recebimento e triagem de material reciclável, instalada provisoriamente no antigo aeroporto municipal.
 
De acordo com a bióloga Fernanda Cervi, coordenadora do projeto, no local o lixo será separado, prensado e posteriormente comercializado. Inicialmente cerca de 09 pessoas vão trabalhar na atividade. “Trata-se de uma fase de ajustes, de maneira que possamos sentir na prática quais são as necessidades, para assim darmos prosseguimento ao que foi programado”, explicou.
 
Na última semana de outubro todos os moradores do bairro Jardim serão visitados e orientados quanto ao início da coleta seletiva. Todos irão receber também as sacolas, confeccionadas com material biodegradável, onde deverão ser depositados materiais como plástico, alumínio, papel e vidro (lixo seco). O caminhão irá fazer a coleta seletiva uma vez por semana, em data que será informada aos moradores.
 
De acordo com o secretário de Obras, José Carlos Menolli, a reciclagem já era uma idéia antiga, que agora está sendo possível colocar em prática. Ele adiantou que após a experiência inicial o objetivo é, de forma gradativa, expandir o serviço para os demais bairros. “Quanto à adesão da comunidade e o sucesso dessa coleta, nós não temos dúvidas, nossa preocupação é com o volume de material que ser recolhido. Por essa razão faz-se necessária essa fase de ajustes”, explicou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avançam obras de residenciais do programa habitacional da prefeitura de Sinop

A prefeitura de Sinop detalhou hoje o andamento das...

Com salários de até R$ 3,7 mil, empresas de Colíder contratam 34 profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 34 novas vagas...

Sinop: pesquisa aponta dificuldades do comércio na contratação de funcionários

A pesquisa do Centro de informações Socioeconômicas da Unemat...
PUBLICIDADE