A instalação de um pólo agroindustrial em Cláudia (90 km de Sinop) para fortalecer as cadeias produtivas da região foi tema de uma reunião entre representantes da Oscip Instituto Creatio, da administração municipal e das diretorias técnica e de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), ontem.
Cláudia já começa a de destacar pelas cadeias produtivas do frango semi-caipira, do leite e da fruticultura. Segundo o secretário de Agricultura de Cláudia, Samuel Gaya, a parceria vai representar um incremento à estas ações. Atualmente, são produzidos mensalmente, 8 mil frangos, vendidos para todas as regiões do Estado, com exceção do Sul. Quanto ao leite, são comercializados 50 mil litros ao mês.
Iniciada este ano, a fruticultura se concentra na produção e no processamento do maracujá, que está sendo cultivado em 50 hectares. “A meta é chegar a 300 hectares em dois anos”, disse o secretário. A opção pelo fruto, segundo ele, se deve ao fato de ter um custo reduzido para a produção e boa rentabilidade. Um hectare chega a produzir 40 toneladas.
Captar recursos para iniciativas de desenvolvimento como estas é o grande desafio, segundo o coordenador do Núcleo de Agricultura Familiar do Instituto Creatio, Medson Janer. “Vamos fazer de Cláudia uma experiência exitosa e trazer outros municípios também como parceiros. Assim, poderemos também atrair a iniciativa privada”, destacou, em entrevista à Rádio Nativa FM.