A inadimplência nos financiamentos de veículos tem apresentado um crescimento pontual de 0,2% ao mês nos últimos dois anos, chegando a 5,7% em março.
De acordo com o economista especializado em varejo automotivo, Ayrton Fontes, os consumidores da nova classe média são os que lideram o ranking de atraso nos pagamento do financiamento de veículos.
Segundo o especialista, o maior índice de inadimplência desses consumidores, acontece nos financiamentos contratados entre 2009 e 2011, com 60 parcelas. "Foram mais de 800 mil veículos financiados desta forma para estes consumidores", conta.
Para o economista, a tendência é de que a inadimplência aumento nos próximos meses, apesar das empresas de cobrança flexibilizarem os valores devidos, com menores taxas de juros e ampliação do vencimento.
Inadimplência
Segundo Fontes, o melhor indicador de inadimplência futura é o atraso dos pagamentos entre 15 e 90 dias, pois o índice considera apenas atrasos superiores a 90 dias. "No final de abril deste ano, os atrasos entre 15 e 90 dias cresceram 28% em relação ao mesmo período de 2011", afirma.
De acordo com o economista, até 15 dias de atraso, o consumidor consegue pagar sua parcela na rede bancária, após este período, o débito é encaminhado pelos bancos para suas agências de cobrança.