Os produtores estão “esperançosos” de que esta semana possa ser melhor do que a passada para a colheita de soja. Iniciado a cerca de dez dias no município, o processo vinha sendo prejudicado pelas constantes chuvas, que alagaram lavouras e estradas, impedindo o andamento das atividades. O presidente do Sindicato Rural, Laércio Lenz, afirmou, ao Só Notícias, que desde ontem à tarde não chove e o sol voltou a aparecer. Isso deve minimizar os problemas enfrentados e estimular uma maior intensidade nos trabalhos.
Segundo o presidente, cerca de 10% da soja já foi colhida. Ele afirmou que, apesar do alagamento que atingiu várias lavouras, ainda não houve registro de perdas. Mas explicou que os produtores seguem em "alerta" e, caso o problema se repita nos próximos dias, devem avaliar a necessidade de tomarem algumas medidas.
Conforme Só Notícias já informou, o receio da classe e da prefeitura era de que, se a situação persistisse, haveria a necessidade até mesmo de decretar estado de emergência, visando obter apoio do governo para evitar prejuízos na colheita.
Mesmo com as estradas que dão acesso às propriedades prejudicadas, a expectativa do sindicato é de que haja um avanço nas atividades, a partir desta semana.
Leia ainda
Sorriso: lavouras e estradas continuam alagadas; produtores buscam solução
Sorriso: produtores tomam iniciativa e trabalham na recuperação de estradas