Representantes da Província chinesa de Ningxia assinaram com o Governo do Estado uma Carta de Intenções a fim de iniciar o estabelcimento de comércio entre a localidade e Mato Grosso. A assinatura do documento foi realizada na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) entre os secretários adjuntos da Casa Civil, Paulo da Costa Pitaluga; e de Desenvolvimento, José Epaminondas Conceição e o vice-governador da Província, Liu Fengfu.
A intenção dos chineses de Ningxia é de investimentos na cadeia pecuária, em especial no abate de bovinos. Conforme Epaminondas, os chineses demonstraram interesse nessa área pela qualidade da carne bovina mato-grossense e irão analisar futuramente a possibilidade de abrir uma unidade de abate no Estado voltada exclusivamente para exportação ao mercado chinês.
“Ainda neste ano, a missão deve retornar a nosso Estado para conhecer algumas plantas frigoríficas”, afirmou Epaminondas. A província de Ningxia produz arroz, milho e trigo e possui grandes reservas de carvão mineral sem enxofre, considerada um dos melhores do mundo.
O secretário-adjunto da Casa Civil ressaltou a oportunidade de o Estado estreitar relações com mercados consumidores, em especial os chineses, que são grandes importadores de produtos mato-grossenses como grãos e carne.
“Essa missão já veio com um objetivo definido, que é a carne mato-grossense e vamos trabalhar fornecendo informações completas para que a relação seja consilidada”, frisou Pitaluga.