PUBLICIDADE

Chineses interessados no leilão da usina conhecem potencial de Sinop

PUBLICIDADE

Empresários chineses de uma das maiores empresas do setor de energia do mundo e de uma companhia de energia do Paraná, que devem formar consórcio para concorrerem ao leilão da usina de Sinop, conheceram o município, hoje. Eles chegaram por volta das 12h e sobrevoaram a cidade. O principal objetivo foi o de conhecer a logística e o potencial econômico.

O secretário de Saúde, Mauri Rodrigues, que compôs a comitiva, afirmou, ao Só Notícias, que eles ficaram impressionados. “Eles quiseram conhecer o município in loco, saber da logística, os potenciais. Sobrevoaram a cidade, a região, viram as plantações, as faculdades. Até porque se vencerem, não tem interesse apenas em investir na usina, mas em outros negócios”, afirmou. O prefeito Juarez Costa (PMDB) também os acompanharia, mas devido ao mal tempo, teve voo cancelado em Cuiabá.

De acordo com Mauri, na obra da usina a previsão de investimento é de R$ 2 bilhões, sendo estimada a geração de três mil empregos diretos e outros cinco mil indiretos. “E o prazo para o término das obras é de cinco anos, então, temos até 2017. Se vencerem, eles tem intenção de fazer uma obra sustentável. Já há o programa de compensações, que é feito pelo governo federal, previstas no edital da obra, mas querem ver, depois do resultado, se dá fazer algo mais junto à prefeitura, na saúde, educação”, disse, ao ressaltar que detalhes técnicos também foram apresentados, devendo ser explicados após o resultado do leilão.

Conforme Só Notícias já informou, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou o edital do leilão A-5 para compra de energia elétrica, no qual está incluído a usina de Sinop, com capacidade para 400 megawatt. Ele acontecerá em 14 de dezembro. 60% do reservatório da usina, que abrangerá também os municípios de Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte, ficará em Sinop.

De acordo com estudo apresentando pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a área utilizada pra construção da usina de Sinop, tanto para obra em si com a barragem, será de 33,700 mil hectares, sendo que 30,300 mil hectares inundados (incluído áreas produtivas).

(Atualizada às 17h30)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Indústrias em duas cidades do Nortão acumulam R$ 1 bilhão em exportações

As empresas no agronegócio instaladas em Cláudia (90 km...

Aneel anuncia redução das contas de luz para o mês de novembro

A bandeira tarifária para o mês de novembro será...

Qualidade da energia é maior entrave para indústrias de MT, aponta estudo; governador estuda solução

Diretores e presidentes sindicais da Federação das Indústrias de...
PUBLICIDADE