quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Censo populacional entra na reta final em Sinop, Sorriso e Lucas

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística contou, até agora, 61% da população mato-grossense, equivalente a 1,8 milhão de habitantes. No Estado o número de moradores supera o universo dos 3 milhões. Desde o início do Censo 2010 os recenseadores do órgão visitaram ainda 552.198 mil domicílios. Os números do IBGE ainda podem sofrer alteração até o fim do dia, quando os dados devem ser novamente atualizados.

Em Nova Guarita 100% da população e residências foram recenseadas. Contudo, o órgão aponta que os valores são calculados com base em estimativas feitas em 2009. O valor de cem por cento pode não corresponder à totalidade da população ou domicílios na região, devido ao crescimento ou diminuição da população ou domicílios. Em Araguainha, o total de residências recenseadas completou 100%.

Na capital, Cuiabá, os números indicam cobertura de 53% para a população (294,2 mil entrevistados) e 52% para residências (86 mil moradias). Em Várzea Grande, 60% da população foram recenseados, o que equivale a 143,8 mil cidadãos. Já de moradias, o percentual chega a 58% (41,9 mil). Em Rondonópolis, terceira maior cidade do Estado, 71% da população e 74% das residências foram recenseados.

Em Sinop, 86,8 mil moradores foram entrevistados e a cobertura chegou aos 76%. Quanto ao total de moradias, 75%, perfazendo um universo de 26 mil lares. Em Sorriso foram 76% e 74%, respectivamente.

Em Lucas do Rio Verde, os recenseadores do IBGE apuram a última parcela de dados. Até hoje (8),  a contagem indicava 98% de moradores entrevistados e 96% de residências recenseados. Em Nova Mutum 79% e 77%, consecutivamente. Para Alta Floresta o índice alcançado é de 64% para as duas modalidades de pesquisa.

Até o final dos trabalhos, os recenseadores farão visitas domiciliares. De acordo com o IBGE, eles podem ser identificados por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010), pelo documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete, e pelo aparelho de coleta de dados (PDA).

Na região Centro-Oeste, Goiás e o Distrito Federal também registraram cobertura de 61% para moradias recenseadas. Para a população foram 59% e 62%, respectivamente. Em Mato Grosso do Sul, 68% das moradias foram visitadas e 67% da população entrevistados.

No Brasil, o total de habitantes recenseados chega a 60% e o de moradias 59%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE