Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) percorrerão, a partir de segunda-feira, 100 bairros de Sinop para fazer a contagem populacional. De acordo com o supervisor Remildo Rodrigues de Souza, 24 profissionais visitarão todas as residências, que foram divididas por setores. “Caso não encontre ninguém na casa ele voltará em outro dia, mas todas devem ser pesquisadas”, destacou, ao Só Notícias.
A contagem será feita em todos os municípios do Nortão. O prazo para conclusão é no dia 31 de julho e os dados devem ser divulgados pelo IBGE em agosto. Todos os recenseadores passaram por um treinamento, em que foram instruídos em como utilizar o PDA (palm top) para registrar os dados, o que permitirá a divulgação em pouco tempo.
O censo populacional será feito somente em municípios com até 170 mil habitantes e é utilizado para a definição dos repasses feitos pelo Governo Federal para educação, saúde, habitação, assistência social, entre outros. No Mato Grosso, ficaram de fora somente Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
Na segunda-feira, também inicia o censo agropecuário. Recenseadores visitarão todas as propriedades dos municípios para apurar quais as atividades desenvolvidas, áreas cultivadas, pessoas empregadas, produção, entre outros itens. Devido a diversidade de informações que devem ser levantadas, os trabalhos serão concluídos somente no final do ano.