Os consumidores mato-grossenses começam a ser alertados sobre a nova forma de cobrança das tarifas atrasadas feitas pela Cemat – Centrais Elétricas de Mato Grosso-. Desde de março, consta na fatura ainformação que, após 15 dias do vencimento, o devedor poderá ter seu nome inserido no sistema de proteção ao crédito (SPC ou Serasa), dependendo, segundo o departamento de comunicação da central, de alguns aspectos, como o histórico do cliente na questão de pagamentos e valores de fatura.
Posterior a inclusão no sistema, o fornecimento de energia elétrica será suspenso 45 dias após o vencimento da fatura em aberto. A mudança passou a ser a nova sistemática da empresa e tem como objetivo dimanizar o pagamento dos débitos pendentes.
Anteriormente, tanto a inclusão no sistema de proteção ao crédito quanto o corte da energia eram feitos após os 45 dias do vencimento da conta. Agora, com 15 dias de atraso o devedor pode ir para o SPC e, com 45 dias, ficar sem energia em casa ou na empresa.
Ainda segundo o departamento, essa é uma prática que já é utilizada em outras concessionárias de energia do país e que ainda não era utilizada pela concessionária mato-grossense