Os diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se reuniram, ontem, com o presidente da câmara, Dalton Martini, os vereadores Negão do Semáforo, Carlão e Wollgran de Lima, além do secretário geral da Casa, Astério Gomes, para buscar apoio e ampliar a estrutura da cooperativa de crédito Sicoob. Atualmente, Sinop tem um posto de atendimento e pleiteia uma agência.
O vice-presidente da CDL, Alessandro Chimiti, explicou aos vereadores que a unidade é um posto avançado da agência de Cuiabá e que um processo para elevação está tramitando no Banco Central (BC). Segundo ele, o banco, que está em atividade há sete meses em Sinop, havia determinado uma projeção de crescimento para todo ano de 2014 e em apenas quatro meses a meta foi alcançada.
“Por se tratar de um posto avançado, todo o processo como capitação de recursos e todo o nosso trabalho fica engessado, pois dependemos de autorização de Cuiabá. Se elevarmos o posto para agência será um gargalo para a livre admissão dos serviços do banco, sem falar que trará muitos benefícios, pois os recursos captados vão ficar girando aqui no município”, ressaltou.
Para que o processo que tramita no BC tenha agilidade, a comissão quer que a Câmara marque uma audiência com os senadores Blairo Maggi e Jaime Campos para que intercedam junto ao Banco Central. “Vamos tentar marcar essa audiência com os senadores do nosso Estado para que recebam a diretoria e trate sobre esse assunto, que intervenham junto ao Banco Central. Pelo que vimos, que nos foi mostrado, o posto provou que tem condições de se transformar em agência e o município é quem vai sair ganhando com isso”, disse Dalton Martini.
Quanto a data da audiência, Dalton explicou que vai depender da agenda dos senadores para que seja marcada. Mas acredita que ainda este mês deva acontecer.