A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop completa, hoje, 40 anos de história na vida econômica e empresarial da maior cidade do Norte do Estado. A memorável trajetória de um das mais importantes entidades do Estado, é contada no livro escrito pela escritora Maria da Paz Sabino. Foram meses de pesquisas, acesso a acervos de fotos, contato com ex-presidentes, diretores, colaboradores para montar o conteúdo da edição, que já está impressa e será apresentada, esta noite, na solenidade no centro de eventos Alcides Raiter.
“Muito feliz por poder elaborar o conteúdo da história da CDL no livro. Consegue juntar depoimentos, atas, relatos que são ricos e estarão no livro. Sou grata em poder fazer este trabalho, eu que também fui colaboradora da CDL trabalhando na parte jornalística da entidade”, descreveu a escritora. Na solenidade de hoje também ocorre a posse oficial da diretoria que assumiu este ano e o palestrante Luiz Marins fará palestra.
Participar ativamente da vida da cidade, incentivando a economia local e trabalhando para transformar Sinop no polo de desenvolvimento regional. A CDL Sinop chega aos 40 anos, solidificada como uma das primeiras entidades representativas de Mato Grosso e não se limitou a cumprir o seu principal papel, que é defender os interesses dos lojistas, do comércio e do setor de serviços. A entidade participou ativamente da vida da cidade, se aliando ao poder público e outros parceiros, informa a assessoria.
Toda esta história foi escrita e construída por homens abnegados em doar seu tempo, voluntariamente para lutar pela causa.
Fundada e constituída em 22 de junho de 1983, a CDL começou com a denominação de Clube dos Diretores Lojistas de Sinop, para depois se tornar Câmara. O associado número 001 é o empresário e empreendedor Irineu Martins, sócio-diretor do Grupo Machado. O primeiro presidente foi o comerciante Jamel Auada (1983-1985), sucedido por Ari Daher, Alcides Raiter, João Peniani, Edmundo da Costa Marques Filho, Afonso Teschima Junior, Nilson Lopes Ribeiro, Luciano Chitolina, Márcio Kreibich, Marcos Antônio Alves e, atualmente, Edmundo da Costa Marques Neto, o Dinho.
Construir o prédio da CDL, equipá-la e manter o quadro de colaboradores atuante, exigiu muito empenho e trabalho. Uma das grandes conquistas foi trazer o SPC Nacional – Serviço de Proteção ao Crédito para o comércio, ferramenta de consulta utilizada diariamente pelos lojistas, balcão de empregos, CDL Celular, Cadastro Positivo, Análise de Crédito, Certificação Digital, HSM Experience, Saúde Ocupacional e locação de salão de festa e auditório.
A CDL também realiza inúmeras campanhas institucionais em datas, como suporte de marketing para as empresas e, nestas quatro datas, conseguiu dar um passo muito importante, como entidade para o município, para o Estado e sendo referência no país. Tornou-se imensa, é uma prestadora de serviços, uma entidade que busca alternativas para o empresário e fomenta o comércio.
“A meta é continuar unida, preparada para os próximos desafios e fortalecida no desejo de ter uma CDL cada vez mais atuante e respaldada no direito conquistado”, salienta o atual gestor, Edmundo Costa Marques Neto (Dinho). São mais de 1.800 associados, que alicerçam a estrutura física e de credibilidade da maior entidade de classe do Norte e uma das maiores de Mato Grosso, acrescenta a assessoria.