PUBLICIDADE

Casa Aurora treina equipe para atender clientes surdos através de linguagem de libras

PUBLICIDADE

A Casa Aurora Supermercados apresentou à comunidade de Sinop na noite da última terça-feira a primeira turma de funcionários capacitados para atendimento à clientes surdos através da linguagem de Libras, a língua de sinais.

Na cidade de Sinop, segundo a Associação dos Surdos do município, existem mais de 50 pessoas que só podem se comunicar através da linguagem de sinais conhecida como LIBRAS.

Pouca gente sabe, mas o Português não é a única Língua Oficial do Brasil. Desde abril de 2002, além do Português, a Libras também é linguagem oficial no Brasil, já que mais de dois milhões de brasileiros, oque representa mais de trinta por cento dos surdos brasileiros, entendem apenas a linguagem dos sinais, considerada o meio de comunicação oficial dos surdos brasileiros.

A Linguagem de Libras chegou ao Brasil quando o país ainda era uma colônia portuguesa, governada por Dom Pedro I. O responsável pela sua criação foi o conde francês Ernest Huet, que era surdo.

A linguagem de Libras não é simplesmente mímica e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a expressão. É uma língua com estruturas gramatical própria e assim como a maioria das línguas mundiais é composta de gramática, semântica, sintaxe, fonologia e morfologia, preenchendo os requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico.

A Língua Brasileira de Sinais tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. Porém, as línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua própria Linguagem de sinais, que sofre influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, entretanto, ela também possui expressões que diferem de região para região.

O treinamento realizado pela Casa Aurora durou cinco meses e foi coordenado pela professora Maria de Fátima Silva Moraes. A partir de agora o grupo de 22 funcionários distribuídos entre os diversos setores da empresa vai proporcionar atendimento digno através de comunicação direta com os clientes surdos.

Até então os clientes surdos eram obrigados a realizar suas compras com a ajuda de parentes ou amigos.

A iniciativa da Casa Aurora é inédita no Estado de Mato Grosso e foi realizada dentro de seu programa corporativo de responsabilidade social, através do qual a empresa ampliou e aprimorou os investimentos em projetos sociais, priorizando ações nas áreas de educação e saúde.

Entre os projetos que a empresa já patrocinou está a construção do Hospital do Câncer de Sinop, obra idealizada e liderada pelo Lions Clube, que contou também com doações de diversas outras empresas e prefeituras da região.

A parceria com o Lions inspirou a realização de um projeto ainda maior, que é a grande campanha de levantamento de fundos para a Campanha da Visão, que está sendo realizada atualmente. Através de parceria com diversas indústrias a Casa Aurora vai destinar parte dos lucros de suas vendas que será doada ao Lions Clube para o tratamento da cegueira em milhares de pessoas carentes no Estado de Mato Grosso.

Através de seu programa de Responsabilidade Social a Casa Aurora também já realizou a doação de computadores e aparelhos de TV e DVD para diversas escolas públicas. Além disso as associações de bairro, associações rurais, universidades públicas e praticamente todas as instituições filantrópicas em atividade no município de Sinop recebem doações regulares da empresa. Em algumas delas, são as doações de alimentos feitas pela empresa que garantem a continuidade de seu funcionamento.

Com esses investimentos a Casa Aurora está ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em na cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE