Um estudo da Agência AutoInforme, baseado nos levantamentos da Molicar, mostrou que, após cinco anos, o ritmo em que os carros usados se desvalorizam diminui bem em relação ao da queda que sofrem nos primeiros anos fora da concessionária.
Colocando em números, os modelos de 2005 sofreram, nestes últimos seis meses, uma depreciação de 7,7%, enquanto os preços dos de 2004 recuaram 7,3%.
Em contraste, ao passo em que os automóveis do ano 2001 ficaram 2,5% mais baratos no mesmo período, os fabricados em 2000 e 1999 custam apenas 1,9% e 1% menos, respectivamente.
Na hora de vender, a diferença de preço é menor
Em termos práticos, isso quer dizer que comprar um usado com mais de cinco anos pode ser uma boa, já que o motorista pode ter maior segurança de que, quando decidir trocar de carro, a diferença entre o valor pago na época da compra e o preço de venda será pequena.
O comprador deve, porém, ser cauteloso na hora de escolher seu usado, para não acabar pondo o negócio a perder. Lembre-se de verificar se tanto a documentação como a parte mecânica estão em ordem, para não ter prejuízo mais tarde com reformas e acerto de contas.