Dessa vez o anfitrião da Caravana da Sustentabilidade será o Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas), que irá receber a equipe técnica do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem). Em parceria com o SESI e SENAI, irá realizar, na quinta-feira (19), às 19h, um encontro com os empresários do setor de base florestal na sede do sindicato.
O encontro vai promover esclarecimentos sobre diversos temas, entre eles, as questões tributárias, legislação trabalhista e ambiental do Estado. Também serão apresentados dados do setor de base florestal, as novidades e avanços, dando oportunidade para os empresários, funcionários e contadores apresentarem suas dúvidas, reclamações e sugestões de melhorias para o setor.
As mudanças tributárias são as que mais preocupam a classe, falta divulgação por parte do governo e a desinformação acarreta multas, parada de produtos nas estradas pela fiscalização e demais prejuízos ao empresário.
A superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Cipem, Silvia Fernandes explica que muitas mudanças acontecem cotidianamente e essas informações demoram em chegar às regiões do interior de Mato Grosso. "A responsabilidade do Cipem é manter o empresário antenado e preparado para que essas mudanças não resultem em danos pela falta de informação, por isso a participação e a união de todos nesse trabalho é fundamental" concluiu Silvia.
O presidente em exercício do Simas, Flávio Moreira, avalia que o trabalho de conscientização e orientativo que o Cipem vem realizando é fundamental para o crescimento e fortalecimento do setor de base florestal.