A campanha promocional Poupar, Investir e Ganhar, realizada pelo Sicredi de 1° de agosto a 12 de dezembro sorteou R$ 2 milhões em prêmios para associados que fizeram aportes na poupança, em depósito a prazo e em Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). Ao todo, mais de 467 mil associados participaram dos sorteios, dos quais 184 foram premiados, entre pessoas físicas, produtores rurais, usuários Woop, poupadores e empresas na maioria das cidades de Mato Grosso, nos estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, parte do Amazonas, grande parte do Pará e algumas cidades de Goiás.
A lista completa com os nomes dos associados sorteados, as datas dos sorteios, bem como os números da sorte, estão disponíveis para consulta no site da Sicredi Os sorteios foram realizados por meio da Loteria Federal.
Durante a campanha foram realizados 10 sorteios quinzenais de R$ 5 mil, com 16 sorteados por quinzena, e no último, realizado no dia 24 de dezembro, o prêmio de R$ 50 mil contemplou mais 24 associados. Ao encerrar a campanha, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, Ezio Almeida, afirmou que o objetivo da ação, de ampliar a divulgação de produtos financeiros destinados à reserva de emergência, no caso da poupança, e de investimentos, como depósito a prazo e LCA, foi cumprido.
“Atingimos nosso objetivo de despertar nas pessoas a consciência da importância de se manter uma reserva financeira e de iniciar algum tipo de investimento. Sabemos que a cultura de consumo consciente, educação e organização financeira ainda é pouco seguida pela maioria dos brasileiros e ações como esta desenvolvida pelo Sicredi ajudam a ampliar a divulgação de produtos, que podem ser usados pelos associados conforme suas necessidades e realidade”, contextualiza Almeida.
A 5ª edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em maio, mostra que 61% da população brasileira não possui nenhuma reserva financeira. O estudo considerou o uso de produtos como a poupança, citada por 23% dos entrevistados que mantêm alguma reserva; fundos de investimento, citados por 3%; títulos privados, citados por 2%; e títulos públicos via Tesouro Direto e moedas digitais, mencionados por 2% dos entrevistados.
Além da ampliação na divulgação dos produtos financeiros aos associados e à comunidade em geral, a realização da campanha trouxe outros resultados ao Sicredi, na região. Durante o período da campanha, as carteiras de depósito a prazo e LCA tiveram alta de 15,8% e 26,2%, respectivamente. A carteira de poupança ficou estável e o número de associados subiu 9,3%.
“Com planejamento e os investimentos adequados a cada perfil, as pessoas realizam seus sonhos pessoais e patrimoniais. E o Sicredi está ao lado dos associados para ajudá-los a escolher o melhor caminho”, acrescenta Almeida ao lembrar que o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com sólida participação no mercado, em que os associados são donos do negócio e participam dos resultados. Recentemente, conquistou a 7ª posição entre as melhores gestoras de fundos de renda fixa, no ranking “Top Asset”, da revista Investidor Institucional.
A informação é da assessoria.