PUBLICIDADE

Cambará e Ipê serão apresentadas em dia de campo do arroz em Sinop

PUBLICIDADE

Duas novas cultivares de arroz serão lançadas no próximo dia 31, durante o 13º dia de campo da Agro Norte Pesquisas, que está lancando as variedades Cambará e Ipê, da classe de grãos longo-fino e se identificam pela resistência a ervas daninhas e outros fatores que afetam a produtividade nas lavouras.

O arroz Cambará se diferencia de outras espécies pela sua resistência ao acamamento (quando a planta não resiste e acaba caindo). “Muitos produtores estimam colher até 60 sacas por hectare, com uma boa qualidade, e acabam colhendo 30 sacas, devido o acamamento causado pelos ventos e chuvas, ou atraso na colheita”, explicou o agrônomo Mairson Robson Santana.

Já o Ipê se destaca pela excelente massa nos grãos. Segundo Santana, a variedade também é viável em rotação de culturas, já que apresenta um bom fechamento de linhas, evitando a proliferação de ervas daninhas. “Nós temos várias ervas daninhas na região. São cerca de 30 espécies de folhas largas, conhecidas como malvas, e mais de 10 de folhas estreitas, os capins”, acrescentou.

Os produtores também receberão orientações sobre uso de fungicidades, densidade de palntio e adubação e rotação de culturas. Mais de 300, de toda a região e também de outros Estados, são esperados. As inscrições podem ser feitas via internet no site da Agro Norte e também no dia do evento, que será no campo experimental da empresa, a partir das 07h30.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE