PUBLICIDADE

Câmara de Gestão Pública é apresentada em fórum de conselho

PUBLICIDADE

Duas apresentações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) fizeram parte da programação do 83º Fórum do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Administração (Consad). A primeira delas tratou da Câmara de Gestão Pública e a outra do Pnage e agenda conjunta do Ministério e Consad. O evento acontece até esta sexta-feira (16) em Pernambuco (PE).

A secretária adjunta de Gestão do Ministério do Planejamento, Marilene Ferrari Lucas, explicou que a Câmara de Gestão Pública reúne os Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Casa Civil, além de empresários. "A criação da câmara era uma prioridade na agenda da Presidência República, e vai, inicialmente, pensar em ações de gestão pública nas áreas de saúde, segurança, transporte".

Marilene apresentou também os objetivos do planejamento 2012-2015 para a gestão pública. São eles: ampliar capacidade institucional da administração pública, a oferta de serviço de qualidade ao cidadão; aperfeiçoar gestão de pessoas; ampliar diálogo, transparência e participação social e fortalecer a relação federativa de forma a promover maior cooperação e ampliar a capacidade técnica, gerencial e financeira dos estados, visando otimizar os resultados produzidos para a sociedade.

A secretária adjunta destacou ainda a nova estrutura da pasta, com a criação da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento. "O objetivo, ao fundir as secretarias de Gestão e Recursos Humanos, é dar mais foco à administração pública, trazendo a gestão de pessoas para dentro desse conceito da inovação e da melhoria".

A outra representante do MPOG, Valéria Salgado, propôs em sua apresentação que o Consad e a Secretaria de Gestão do Ministério construam uma agenda conjunta a partir de 2012. O objetivo da agenda é identificar interesses conjuntos entre o governo federal e os estados, e faz parte de um pacote de medidas da pasta para o desenvolvimento da gestão publica.

Para o secretário de Administração de Mato Grosso, Cesar Zilio, a discussão conjunta com o MPOG enriquece e favorece ainda mais a Gestão Pública. "Com a criação da Câmara de Gestão Pública esse tema se fortalece ainda mais, tanto no cenário estadual quanto no federal, o que é um dos objetivos do Consad e por isso realizamos nossas reuniões, para fortalecermos a Gestão Pública em nosso país".

PNAGE
Valéria também abordou o Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (Pnage) em sua apresentação e explicou as mudanças realizadas na direção do programa, que agora é coordenado pela secretária de Gestão Pública do MPOG, Heloisa Garcia Pinto, e traçou um panorama do programa até o momento.

Segundo Valéria, Planejamento e Recursos Humanos receberam mais investimentos. Por outro lado, transparência, comunicação, e instrumentos de avaliação, por exemplo, são áreas que precisam de maior destaque. "A Secretaria de Gestão Pública vai realizar um mutirão para revisar o projeto e identificar áreas a serem investidas".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE