O terceiro dia de bloqueio geral de cargas dos agricultores na BR-163 está afetando todos os ramos da economia na região Norte de Mato Grosso. Em Sinop as empresas de ônibus que fazem linhas para Cuiabá registraram uma queda de até 35% nas vendas de passagens, embora até ontem à noite ônibus estivessem passando, bem como automóveis.
Conforme o agente de passagens Adílson Cesar, a rodoviária de Sinop está vazia e a empresa está tendo que ressarcir o dinheiro dos passageiros, pegando as passagens de volta. “Ontem mesmo o ônibus das 22h30 para Cuiabá parou no Alto da Glória e todos os passageiros exigiram a passagem de volta”, disse, ao Só Notícias. Os caminhoneiros, irritados porque os agricultores não os deixavam passar, trancaram de vez a pista, impedindo que ônibus e carros passassem.
Um encarregado de tráfego de uma outra empresa que também faz transporte de mercadorias afirmou que a procura diminuiu bastante e os poucos caminhões que ainda fazem esse tipo de transporte estão saindo de Sinop praticamente vazios. “Só mesmo para Alta Floresta é que o movimento não diminuiu. Mas por outro lado os carros param aqui em Sinop e voltam para traz pois não podem completar a linha seguindo até Cuiabá”, acrescentou.
Mas, se o movimento está baixo nas empresas de ônibus, as agências que vendem passagens aéreas de Sinop estão solicitando vôos extras para suprir o aumento de 20% na procura de passagens aéreas. Segundo o agente de viagens Diego Gomes, até a próxima terça-feira existe vaga para apenas um vôo. “E acredito que estas vagas só estarão disponíveis até amanhã. Todos os nossos vôos estão lotados”, afirmou ao Só Notícias.
A agente de viagens de outra empresa Angelita Alves também confirmou aumento na procura. “Principalmente para Cuiabá, os passageiros não estão vindo nem aqui na agência. Vão direto ao aeroporto”, salientou.